CORRENTE ELÉTRICA
Corrente elétrica é o movimento orientado de partículas com carga elétrica (elétrons, prótons e nêutrons).
Tudo é feito por átomos, então, tudo é composto por elétrons, prótons e nêutrons. Em certos materiais encontramos elétrons livres, como o metal. Neles a corrente elétrica passa facilmente, sem resistência, fazendo deles bons condutores de corrente elétrica.
A corrente elétrica tem dois sentidos: o convencional e o real. O convencional é no sentido do polo positivo para o polo negativo; o real, no sentido do polo negativo para o polo positivo.
Ao ligar uma lâmpada, acontece um movimento orientado de partículas com carga elétrica, e para isso acontecer, é necessário uma fonte de energia e um ou mais receptores de energia.
Há dois tipos de corrente elétrica: a contínua e a alternada. A corrente contínua (DC), é a corrente elétrica que não muda de sentido e é encontrada em circuitos elétricos que contenham uma pilha. Nesse tipo de corrente ocorre um grande desperdício de energia devido ao fato da pequena variação no caminho percorrido. A corrente alternada (AC) é a corrente elétrica que muda de sentido, e é encontrada em circuitos elétricos como de sistemas de grandes potencias, indústrias e máquinas elétricas. A corrente que chega a sua casa, por exemplo, é desse tipo. Ela percorre longas distancias, da usina de geração de energia até chegar à tomada, sem perder muita força pelo caminho. Quanto maior a voltagem da corrente, maior será a capacidade de percorrer maiores distâncias.
Comentários
Postar um comentário